Os lençois de deus

Capa de Os lençois de deus

Olho para o horizonte e quase não acredito: dunas e lagos a perder de vista entre as areias moventes e um céu azul como nunca visto.

Nos Lençóis Maranhenses, a certeza inequívoca, como em nenhum outro lugar do universo, de que Deus existe.

Agradeço em prece e sigo meu caminho… a cada cume de duna, a visão infinita de incontáveis outras dunas e lagos … e em cada lago, a sensação de estar no útero materno… sim o útero de Gaia.

Recuperado do susto… respiro!

Tudo se torna secundário … a vida é sobretudo essa conexão com a mãe natureza.

Ao longo dos últimos anos tenho revisitado esse pedaço especial do paraíso onde as paisagens jamais são iguais porque os ventos fazem as dunas se movimentarem (daí o nome: as areias em constante movimento parecem lençóis cobrindo o solo) criando novos e maravilhosos cenários, para nos encantar.

Na série (coleção) que chamei de LENÇÕIS DE DEUS tive o privilégio de registrar alguns desses milagres para compartilha-los com quem ama a natureza.

Sempre acreditei que imagens belas, são o “gatilho” para dar start em um conjunto de outras imagens que se podem associar a estas para fazer com que nossa memória cumpra o seu papel de materializar a beleza da vida.

E que assim seja…

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região nordeste do Estado do Maranhão, no Brasil. O território do parque, com uma área de 156 584 ha, está distribuído pelos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão. O parque foi criado com a finalidade precípua de “proteger a flora, a fauna e as belezas naturais, existentes no local.”.

Inserido no bioma costeiro marinho, o parque é um exponente dos ecossistemas de mangue, restinga e dunas, associando ventos fortes e chuvas regulares. Sua grande beleza cênica, aliada aos passeios pelos campos de dunas e à possibilidade de banhar-se nas lagoas, atraem turistas de todo o mundo, que visitam o parque durante o ano inteiro.